Como o próprio nome já diz a porta de entrada é o início de tudo, é a porta principal e por isso merece atenção especial. Além dos modelos de portas, também devemos considerar o designer, afinal a intenção é de nossa porta de entrada seja compatível com o restante da arquitetura do lar.
A porta de madeira é o material maciça é omais usado. É mais resistente e oferece maior segurança, podendo ficar aparente (com verniz) ou receber uma pintura, geralmente a laca branca. O desenho pode ser liso ou bem trabalhado e se os puxadores ou maçanetas forem bem escolhidos elas podem ficar ainda mais bonitas.
Atualmente, um dos modelos mais usados nas entradas de casas e apartamentos é a porta pivotante. É uma porta sem dobradiça, fixada no piso e no batente superior por pivôs que ficam escondidos; assim o seu eixo vertical é deslocado da parede e pode-se optar por portas maiores e mais pesadas. Feitas sob medida, são exclusivas e elegantes.
O tamanho mínimo de uma porta de entrada é de 80 cm de largura por 210 cm de altura, mas se ela for pivotante, os pivôs devem estar a uma distância tal do batente que sobrem 90 cm para a abertura.